III Campeonato de Futebol da APM – Copa Tanyx

Regulamento

Em reunião do dia 30 de novembro de 2015, realizada na APM (Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278), ficou decidido para o III Campeonato de Futebol da APM – Copa Tanyx:

LOCAL:

  • Todas as partidas serão realizadas no campo de futebol do Clube de Campo da APM – Estrada Santa Inês, km 10 Caieiras – SP.
  • Início: 12 de março 2016
  • Final: 10 de dezembro de 2016

PARTICIPANTES:

  • Botucatu, IPÊ, Jundiaí, Med. 9, Mogi das Cruzes, Paulista, Pinheiros, Santa Casa, Santo Amaro, Santos, Taubaté e Tahuichi Bolívia.

INSCRIÇÃO:

  • Cada equipe deverá passar, até o dia 16 de fevereiro de 2016, uma relação dos jogadores a serem inscritos no Campeonato. Nessa relação é obrigatório constar nome, CRM, telefone e e-mail de cada participante.
  • O prazo de inscrição segue até a 5ª rodada para acréscimos de alguns jogadores, porém, para iniciar o Campeonato é necessário ter um time completo inscrito.

MATERIAL:

  • Cada equipe deverá possuir dois uniformes completos de cores diferentes. A escolha dos uniformes das equipes deve ser combinada antes de cada partida, dando preferência à escolha do mandante do jogo. A equipe mandante consta na coluna 1 da tabela de jogos.
  • As bolas utilizadas em cada partida serão de responsabilidade do Clube de Campo da APM. São necessárias no mínimo quatro bolas para começar cada partida. A equipe que desejar mais bolas para aquecimento deverá trazer as próprias bolas.

ARBITRAGEM:

  • A arbitragem de cada partida será feita por quatro árbitros contratados pelo Clube de Campo da APM. Um árbitro ficará responsável pela anotação da súmula da partida.

SÚMULA:

  • Cada partida deverá ter uma súmula feita por um árbitro.
  • Na súmula deverá constar: nome, sobrenome e número de cada jogador, cartões amarelos e vermelhos, autores dos gols, resultado da partida e observações de irregularidade.
  • Antes de cada partida, na mesa da súmula deve haver as relações de inscritos das equipes, com as informações de suspensão dos jogadores. O fornecimento dessas relações atualizadas é de responsabilidade do Clube de Campo da APM.
  • É obrigatório antes de cada partida todos os jogadores apresentarem documento ao árbitro responsável pela súmula para verificação da regularidade do jogador.
  • Serão considerados jogadores irregulares: jogadores que não constam na relação de inscritos e jogadores suspensos. Esses jogadores não poderão ser escalados.
  • O Clube de Campo da APM fica responsável por dar baixa nas súmulas e atualizar as informações do Campeonato.

DURAÇÃO:

  • A duração de cada partida será de dois tempos de 45 minutos cada (fora acréscimos).
  • A duração das prorrogações será de dois tempos de 15 minutos (fora acréscimos).

SUBSTITUIÇÕES:

  • As substituições serão livres em cada partida. Não haverá limite de vezes para entrada e saída dos jogadores da partida.
  • As substituições deverão ser autorizadas pelos árbitros.
  • As substituições não serão anotadas na súmula.

CRITÉRIOS DE DESEMPATE:

  • Confronto direto
  • Número de vitórias
  • Saldo de gols
  • Gols marcados
  • Menor número de gols sofridos
  • Menor número de cartões vermelhos
  • Menor número de cartões amarelos
  • Sorteio

FORMATO:

  • O campeonato será disputado em três fases.
  • Haverá a Taça Pasteur e a Taça Fleming, com semifinal e final, sagrando-se campeão geral o vencedor do jogo entre os campeões das duas taças.

Primeira Fase

  • As equipes serão divididas em dois grupos que jogarão no sistema de todos contra todos.
  • Classificam-se para as semifinais os dois primeiros de cada grupo.
  • Semifinal Taça Pasteur: 1º do Grupo A x 2º do Grupo B; e 2º do Grupo A x 1º do Grupo B.
  • Final Taça Pasteur: vencedor do jogo 1 x vencedor do jogo 2.
  • Em caso de empate nas semifinais e final, haverá prorrogação de 15 minutos por 15 minutos; persistindo o resultado, disputa de pênaltis.

Segunda Fase

  • As equipes enfrentarão os adversários do outro grupo (Grupo A x Grupo B).
  • Classificam-se para as semifinais os dois melhores de cada grupo.
  • Semifinal Taça Fleming: 1º do Grupo A x 2º do Grupo B; e 2º do Grupo A x 1º do Grupo.
  • Final Taça Fleming: vencedor do jogo 1 x vencedor do jogo 2.
  • Em caso de empate nas semifinais e final, haverá prorrogação de 15 minutos por 15 minutos; persistindo o resultado, disputa de pênaltis.

Terceira Fase

  • Será disputada em jogo único entre o campeão da Taça Pasteur e o campeão da Taça Fleming.
  • O vencedor desse jogo sagra-se campeão do III Campeonato de Futebol da APM – Copa Tanyx.
  • Esta etapa torna-se desnecessária caso o campeão das duas fases seja o mesmo.
  • Em caso de empate, haverá prorrogação de 15 minutos por 15 minutos; persistindo o resultado, disputa de pênaltis.

CARTÃO AMARELO:

  • O acúmulo de cartões amarelos em partidas diferentes não causará suspensão.

CARTÃO VERMELHO:

  • O cartão vermelho causará a suspensão de uma partida ao jogador na partida seguinte.

W.O.:

  • Em caso de W.O., a equipe perderá três pontos; enquanto o adversário somará três pontos da partida, considerando-se um placar de 3×0.
  • Além da perda de pontos, a equipe ausente pagará uma multa de R$ 1.000 (mil reais), que será destinada ao caixa da competição.
  • O não pagamento da multa excluirá automaticamente a equipe da competição do ano seguinte.
  • A multa deverá ser paga em até dez dias a partir da data do W.O.
  • O W.O. é configurado quando a equipe apresentar menos de oito jogadores aptos para a partida. O mínimo aceito para o jogo acontecer é de sete jogadores de linha, mais um goleiro.
  • O W.O. é definido pela arbitragem.

ATRASO:

  • Será tolerado um atraso de até 30 minutos. Caso esse limite seja ultrapassado, será configurado W.O.

JOGADOR IRREGULAR:

  • Caso seja descoberta uma falha na verificação da regularidade de um jogador antes da partida, será gerada a vitória automática (3 pontos, por 3×0) à equipe adversária do jogador irregular, independente do resultado de campo.
  • Enfatizando a necessidade e obrigatoriedade da apresentação do CRM e de um documento com foto atualizada.
  • Em caso de chuva muito forte antes da data do jogo e necessidade de adiamento do jogo, será avisado na véspera do mesmo.
  • Os jogos adiados serão automaticamente remarcados no domingo subsequente à data de adiamento, às 14h. Caso haja necessidade de mais jogos serem cancelados, a organização definirá a nova data das partidas, que deverá ser cumprida por todas as equipes.
  • Mudanças de jogos serão realizadas em comum acordo entre as partes.
  • Em caso de brigas generalizadas, os jogadores envolvidos e devidamente relatos pelo árbitro, ou que tenham sido observados participando pela organização do campeonato, serão excluídos definitivamente do campeonato. 
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