VI Campeonato de Futebol da APM
Em reunião realizada no dia 22 de novembro de 2018, na sede da APM, na Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, ficou decidido para o VI Campeonato de Futebol para os médicos da APM:
Local: Todas as partidas serão realizadas no campo de futebol do Clube de Campo da APM – Estrada Santa Inês, km 10 Caieiras – SP.
Inicio: 16 de fevereiro de 2019
Final: 1º de dezembro de 2019
Participantes: ABC, Bragança Paulista, Guarulhos, Jundiaí, Med9, Mogi das Cruzes, Paulista, Santa Casa, Santo Amaro, Santos, Taubaté, Tahuichi Bolívia e Unimes.
Inscrição: Cada equipe deverá passar uma relação com no mínimo 15 atletas até dia 16 de janeiro de 2019. Nessa relação é obrigatório constar nome, CRM, especialidade, telefone e e-mail de cada participante. O prazo de inscrição segue até a 5ª rodada para acréscimos de alguns jogadores. Para iniciar o campeonato, porém, é necessário ter um time completo inscrito.
Taxa de inscrição: R$7.000. O valor é destinado para contratação da arbitragem, compra de materiais esportivos, premiação e outras despesas. Data limite para o depósito: 16 de janeiro. Dados da conta: Banco Itaú, Agencia 0251, C/c. 02301-6. Em nome da Associação Paulista de Medicina. Enviar comprovante de deposito para o e-mail sedecampestre@apm.org.br.
Material:
Cada equipe deve possuir dois uniformes completos de cores diferentes. A escolha dos uniformes das equipes deve ser combinada antes de cada partida, dando preferência à escolha do mandante do jogo. A equipe mandante consta na coluna 1 da tabela de jogos.
As bolas utilizada em cada partida serão de responsabilidade do clube da APM. São necessárias no mínimo quatro bolas para começar cada partida. A equipe que desejar mais bolas para aquecimento deve trazer as próprias. Uso da caneleira será obrigatório. O não uso do equipamento será de total responsabilidade do atleta e do time em caso de acidentes.
Arbitragem: A arbitragem de cada partida será feita por quatro árbitros contratados pelo clube APM. Um árbitro ficará responsável pela anotação da súmula da partida.
Súmula: Cada partida deverá ter uma súmula feita por um árbitro. Na súmula deve constar: nome, sobrenome e número dos jogadores, cartões amarelos e vermelhos, autores dos gols, resultado da partida e observações de irregularidade.
Antes de cada partida, na mesa da súmula deve haver as relações de inscritos das equipes, com as informações de suspensão dos jogadores. O fornecimento dessas relações atualizadas é de responsabilidade do Clube da APM.
É obrigatório, antes de cada partida, todos os jogadores apresentarem documento ao árbitro responsável pela súmula para verificação da regularidade.
Serão considerados jogadores irregulares: os que não constam na relação de inscritos e os suspensos. Esses jogadores não poderão ser escalados.
O clube da APM fica responsável por dar baixa nas súmulas e atualizar as informações do campeonato.
Duração:
A duração de cada partida será de dois tempos de 45 minutos cada (fora acréscimos).
A duração das prorrogações será de dois tempos de 15 minutos (fora acréscimos).
Substituições:
As substituições serão livres em cada partida. Não haverá limite de vezes para entrada e saída dos jogadores.
As substituições deverão ser autorizadas pelos árbitros.
As substituições não serão anotadas na súmula.
Critérios de desempate:
1 – Posicionamento no Torneio Início (caso tenha)
2 – Número de vitórias
3 – Saldo de gols
4 – Gols pró
5 – Confronto direto
6 – Menor número de cartões vermelhos recebido
7 – Menor número de cartões amarelos recebido
8 – Sorteio
Formato do Campeonato: Pontos corridos; classificam oito, que fazem: quartas, semifinal e final.
Será disputado em:
Primeira Fase
Todos os times competem entre si. Os oito melhores classificados disputarão as quartas de final.
Nas quartas de final os confrontos serão da seguinte forma:
Jogo 1 – 1º x 8º
Jogo 2 – 2º x 7º
Jogo 3 – 3º x 6º
Jogo 4- 4º x 5º
Os times da primeira coluna, ou seja, do 1º ao 4º, têm a vantagem do empate.
Semi-finais:
Jogo 1 – Vencedor do jogo 1 x Vencedor do jogo 4
Jogo 2 – Vencedor do jogo 2 x Vencedor do jogo 3
Os melhores colocados terão a vantagem do empate. Os pontos dos jogos das quartas de final serão computados.
Terceiro Lugar
Perdedor do jogo 1 x Perdedor do jogo 2
Final
Vencedor do jogo 1 x Vencedor do jogo 2
(Em caso de empate haverá prorrogação de 15 x 15 e persistindo o empate disputa de penalidades máxima.)
Cartões:
O acúmulo de cartões amarelos em partidas diferentes não causará suspensão. O cartão vermelho causará suspensão de uma partida ao jogador na partida seguinte.
W.O.:
Em caso de W.O., a equipe que ganhou de W.O. somará os três pontos da partida (considerando-se um placar de 3 x 0), enquanto a equipe que perdeu de W.O. não somará nenhum ponto e ainda perderá três pontos. Além da perda de pontos, a equipe pagará uma multa de R$1.000 (mil reais), que será destinada ao caixa da competição. O não pagamento da multa exclui automaticamente a equipe da competição e do campeonato do ano seguinte.
Em caso de desistência de alguma equipe do campeonato, cada equipe receberá 3 pontos (vitória por 3 x 0), mesmo que o resultado tenha sido derrota ou empate. Caso de vitória, mantém-se o resultado. Caso ainda não tenha jogado, a partida será configurada como W.O. A equipe que desistir ficará fora do campeonato do ano subsequente.
Obs.: A multa deverá ser paga até 72 horas antes do próximo jogo contadas a partir da data do W.O.
O W.O. é configurado quando a equipe apresentar menos de sete jogadores aptos para partida. Seis de linha mais o goleiro total formam o total de sete jogadores mínimo.
O W.O é definido pela arbitragem.
Horário dos jogos:
Sábado das 9h às 11h; sábado das 11h às 13h e domingo das 9h às 11h.
Será tolerado um atraso de até 30 minutos. Caso esse limite seja ultrapassado, será configurado W.O.
Jogador irregular:
Caso seja descoberta uma falha na verificação da regularidade de um jogador antes da partida, será gerada a vitória automática (3 pontos, por 3×0) para a equipe adversária do jogador irregular, independente do resultado de campo. Enfatizando a necessidade e obrigatoriedade da apresentação do CRM, apresentando sempre um documento com foto atualizada.
Brigas:
Em caso de brigas generalizadas, os jogadores envolvidos serão suspensos, conforme devido relato do árbitro ou observação da organização. Poderão até ser excluídos desta edição e da seguinte. Os times serão advertidos e perderão 6 pontos. Se houve reincidência, haverá exclusão do jogador ou da equipe. Essa decisão será tomada por meio de reuniões com os representantes de cada equipe para discutir e votar a permanência dos infratores. É importante os times indicarem representantes.
Observação:
Em caso de chuva muito forte antes da data do jogo, com necessidade de adiamento, a alteração será avisada na véspera do jogo.
Os jogos adiados serão automaticamente remarcados no domingo subsequente, às 11h. Caso haja necessidade de mais jogos serem cancelados, a organização define a data do jogo, que deverá ser cumprida por todas as equipes. Mudanças de jogos serão feitas em comum acordo entre as partes.
Em todos os jogos, os times deverão eleger o melhor jogador da partida pelo time adversário. Ao fim do ano, o mais votado receberá o prêmio de melhor jogador do campeonato.
Atenção: Esse regulamento foi votado em reunião pelos representantes que lá estiveram democraticamente, sendo assim os que não compareceram aceitam as condições aqui impostas.