Campeonato de Futebol da APM

Regulamento

VI Campeonato de Futebol da APM

Em reunião realizada no dia 22 de novembro de 2018, na sede da APM, na Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, ficou decidido para o VI Campeonato de Futebol para os médicos da APM:

Local: Todas as partidas serão realizadas no campo de futebol do Clube de Campo da APM – Estrada Santa Inês, km 10 Caieiras – SP.
Inicio: 16 de fevereiro de 2019
Final: 1º de dezembro de 2019
Participantes: ABC, Bragança Paulista, Guarulhos, Jundiaí, Med9, Mogi das Cruzes, Paulista, Santa Casa, Santo Amaro, Santos, Taubaté, Tahuichi Bolívia e Unimes.
Inscrição: Cada equipe deverá passar uma relação com no mínimo 15 atletas até dia 16 de janeiro de 2019.  Nessa relação é obrigatório constar nome, CRM, especialidade, telefone e e-mail de cada participante. O prazo de inscrição segue até a 5ª rodada para acréscimos de alguns jogadores. Para iniciar o campeonato, porém, é necessário ter um time completo inscrito.
Taxa de inscrição: R$7.000. O valor é destinado para contratação da arbitragem, compra de materiais esportivos, premiação e outras despesas. Data limite para o depósito: 16 de janeiro. Dados da conta: Banco Itaú, Agencia 0251, C/c. 02301-6. Em nome da Associação Paulista de Medicina. Enviar comprovante de deposito para o e-mail sedecampestre@apm.org.br.

Material: 
Cada equipe deve possuir dois uniformes completos de cores diferentes. A escolha dos uniformes das equipes deve ser combinada antes de cada partida, dando preferência à escolha do mandante do jogo. A equipe mandante consta na coluna 1 da tabela de jogos.
As bolas utilizada em cada partida serão de responsabilidade do clube da APM. São necessárias no mínimo quatro bolas para começar cada partida. A equipe que desejar mais bolas para aquecimento deve trazer as próprias. Uso da caneleira será obrigatório. O não uso do equipamento será de total responsabilidade do atleta e do time em caso de acidentes.

Arbitragem: A arbitragem de cada partida será feita por quatro árbitros contratados pelo clube APM. Um árbitro ficará responsável pela anotação da súmula da partida.

Súmula: Cada partida deverá ter uma súmula feita por um árbitro. Na súmula deve constar: nome, sobrenome e número dos jogadores, cartões amarelos e vermelhos, autores dos gols, resultado da partida e observações de irregularidade.

Antes de cada partida, na mesa da súmula deve haver as relações de inscritos das equipes, com as informações de suspensão dos jogadores. O fornecimento dessas relações atualizadas é de responsabilidade do Clube da APM.
É obrigatório, antes de cada partida, todos os jogadores apresentarem documento ao árbitro responsável pela súmula para verificação da regularidade.
Serão considerados jogadores irregulares: os que não constam na relação de inscritos e os suspensos. Esses jogadores não poderão ser escalados.
O clube da APM fica responsável por dar baixa nas súmulas e atualizar as informações do campeonato.

Duração:
A duração de cada partida será de dois tempos de 45 minutos cada (fora acréscimos).
A duração das prorrogações será de dois tempos de 15 minutos (fora acréscimos).

Substituições:
As substituições serão livres em cada partida. Não haverá limite de vezes para entrada e saída dos jogadores.
As substituições deverão ser autorizadas pelos árbitros.
As substituições não serão anotadas na súmula.

Critérios de desempate:
1 – Posicionamento no Torneio Início (caso tenha)
2 – Número de vitórias
3 – Saldo de gols
4 – Gols pró
5 – Confronto direto
6 – Menor número de cartões vermelhos recebido
7 – Menor número de cartões amarelos recebido
8 – Sorteio

Formato do Campeonato: Pontos corridos; classificam oito, que fazem: quartas, semifinal e final.
Será disputado em:

Primeira Fase
Todos os times competem entre si. Os oito melhores classificados disputarão as quartas de final.

Nas quartas de final os confrontos serão da seguinte forma:
Jogo 1 – 1º x 8º
Jogo 2 – 2º x 7º
Jogo 3 – 3º x 6º
Jogo 4-  4º x 5º
Os times da primeira coluna, ou seja, do 1º ao 4º, têm a vantagem do empate.

Semi-finais:
Jogo 1 – Vencedor do jogo 1 x Vencedor do jogo 4
Jogo 2 – Vencedor do jogo 2 x Vencedor do jogo 3

Os melhores colocados terão a vantagem do empate. Os pontos dos jogos das quartas de final serão computados.

Terceiro Lugar
Perdedor do jogo 1 x Perdedor do jogo 2

Final
Vencedor do jogo 1 x Vencedor do jogo 2

(Em caso de empate haverá prorrogação de 15 x 15 e persistindo o empate disputa de penalidades máxima.)

Cartões:
O acúmulo de cartões amarelos em partidas diferentes não causará suspensão. O cartão vermelho causará suspensão de uma partida ao jogador na partida seguinte.

W.O.:
Em caso de W.O., a equipe que ganhou de W.O. somará os três pontos da partida (considerando-se um placar de 3 x 0), enquanto a equipe que perdeu de W.O. não somará nenhum ponto e ainda perderá três pontos. Além da perda de pontos, a equipe pagará uma multa de R$1.000 (mil reais), que será destinada ao caixa da competição. O não pagamento da multa exclui automaticamente a equipe da competição e do campeonato do ano seguinte.

Em caso de desistência de alguma equipe do campeonato, cada equipe receberá 3 pontos (vitória por 3 x 0), mesmo que o resultado tenha sido derrota ou empate. Caso de vitória, mantém-se o resultado. Caso ainda não tenha jogado, a partida será configurada como W.O. A equipe que desistir ficará fora do campeonato do ano subsequente.

Obs.: A multa deverá ser paga até 72 horas antes do próximo jogo contadas a partir da data do W.O.

O W.O. é configurado quando a equipe apresentar menos de sete jogadores aptos para partida. Seis de linha mais o goleiro total formam o total de sete jogadores mínimo.
O W.O é definido pela arbitragem.

Horário dos jogos:
Sábado das 9h às 11h; sábado das 11h às 13h e domingo das 9h às 11h.

Será tolerado um atraso de até 30 minutos. Caso esse limite seja ultrapassado, será configurado W.O.

Jogador irregular:
Caso seja descoberta uma falha na verificação da regularidade de um jogador antes da partida, será gerada a vitória automática (3 pontos, por 3×0) para a equipe adversária do jogador irregular, independente do resultado de campo. Enfatizando a necessidade e obrigatoriedade da apresentação do CRM, apresentando sempre um documento com foto atualizada.

Brigas:

Em caso de brigas generalizadas, os jogadores envolvidos serão suspensos, conforme devido relato do árbitro ou observação da organização. Poderão até ser excluídos desta edição e da seguinte. Os times serão advertidos e perderão 6 pontos. Se houve reincidência, haverá exclusão do jogador ou da equipe. Essa decisão será tomada por meio de reuniões com os representantes de cada equipe para discutir e votar a permanência dos infratores. É importante os times indicarem representantes.

Observação:

Em caso de chuva muito forte antes da data do jogo, com necessidade de adiamento, a alteração será avisada na véspera do jogo.
Os jogos adiados serão automaticamente remarcados no domingo subsequente, às 11h. Caso haja necessidade de mais jogos serem cancelados, a organização define a data do jogo, que deverá ser cumprida por todas as equipes. Mudanças de jogos serão feitas em comum acordo entre as partes.

Em todos os jogos, os times deverão eleger o melhor jogador da partida pelo time adversário. Ao fim do ano, o mais votado receberá o prêmio de melhor jogador do campeonato.

Atenção: Esse regulamento foi votado em reunião pelos representantes que lá estiveram democraticamente, sendo assim os que não compareceram aceitam as condições aqui impostas.

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